Esta série composta por fotos obtidas numa tarde de Dezembro com sol e cujo fim se vai aproximando, da série entenda-se, tem-se prestado a cobrir uma gama de aspectos e eventos concentrados no mesmo espaço em tempo limitado.
Cada vez mais me sinto atraído por este tipo de desafio, registar o ambiente num período curto de tempo, seja esse ambiente uma povoação, um conjunto arquitectónico, um evento sócio-cultural, um espectáculo ou um museu. Interessa-me a visão alargada que o conjunto de imagens proporciona criando entre si uma interdependência ainda que baseando-se , ou podendo basear-se, em temas formais diferenciados.
Como exemplo do que ficou dito, pode esta série pode apresentar fotos com reflexos de barcos de pesca, melhor ou pior conseguidos, porque existem esses barcos e estes pescadores que passam o dia na faina, vida dura que pode ser intuída mesmo por quem não tem esse contacto directo, e em fim de tarefa descarregam as caixas com o pescado e nos deixam ver a forma como ganham o pão.
Nada me diriam os reflexos, por muito belos que possam parecer à vista, sem este contraponto que é a vida dos homens que trabalham nesse mesmo ambiente.
Mostrando a realidade presto-lhes a minha homenagem e agradeço alguma beleza que é possível de captar no seu entorno.