Foto Foto · 'XV com Barão', de Helcio A. Rocha
Galeria
Descrição
Comentários
Favorita de...
Tema 1000imagens :
Inserida em :
8 Junho 2006
Galeria :
Data :
Maio 2006
Local :
Curitiba,PR,Brasil
Pós Processamento :
curvas
Velocidade :
1.6 s
Visitas :
3741
Abertura :
F 8.0
Comentários :
13
ISO :
50
Cruzamento das ruas XV de Novembro e Barão do Rio Branco, no centro de Curitiba.

O porque do poético batismo: “Rua das Flores”

Afirmavam os antigos que foi, em virtude das inúmeras roseiras, trepadeiras e outras plantas floridas, que existiam nos quintais, cercas e muros dos terrenos baldios, numa quantidade notável, dando cor e beleza no período da abertura da rua.
Em 1879 a Rua das Flores era uma das mais primitivas, não tinha calçamento, seu leito era de um pó vermelho e fino, que mudava para um lençol de lama pegajosa, nos tempos de chuva, a ponto de arrancar botinas e tamancos que eram famosos na época e os transformar em blocos de lama pesados e incômodo de andar.
Com suas casas, mal alinhadas, seus telhados sem calhas, em tempos de chuva davam verdadeiros banhos de ducha fria, nas pessoas que tinham necessidade de por ali transitarem. A iluminação era de lampiões a querosene nas noites escuras, que em noites de lua cheia não eram acesos por economia.
Era na época, uma rua estreita e mal iluminada, formada por três quadras, com construções baixas e acanhadas. O comércio se expandiu e, no início da década de 70, a Rua das Flores foi fechada para circulação de veículos e se transformou no primeiro calçadão do Brasil.
Mas fechar a Rua XV não foi tão fácil assim, implantar a novidade com a resistência de um comércio que estava mal habituado, e que ainda preferia justamente o movimento de veículos pela estreitíssima XV, e que anos antes, por incrível que pareça, se dava nos dois sentidos. Com o tempo as pessoas foram se acostumando com a idéia e perceberam que ali estava para surgir uma grande rua de comércios, um shopping a céu aberto.
Cartão postal, passagem obrigatória, ponto de encontros, de comícios e de fofocas. O calçadão da Rua das Flores, em Curitiba, o primeiro do país é tudo isso e um pouco mais. É a praia dos curitibanos.

Fonte: http://www.lavenueaparthotel.com.br/xv.htm

Canon PowerShot Pro 1
PermaLink :
http://www.1000imagens.com/foto.asp?id=03590442018951
Partilhar
Facebook
Twitter
Pinterest
StumbleUpon
Digg
Delicious
Orkut

Partilhe esta imagem com o seu dispositivo móvel.
Topo da Página
Termos de Serviço | Política de Privacidade | Política de Cookies | F.A.Q. | Planos
© 2002 - 2021 1000imagens.com - Todos os Direitos Reservados