Foto Foto · 'As Fitas dos três pedidos', de Gustavo Almeida
Galeria
Descrição
Comentários
Concurso
Favorita de...
Tema 1000imagens :
Inserida em :
21 Julho 2015
Galeria :
Data :
22 Novembro 2014
Pós Processamento :
--
Velocidade :
1/250
Visitas :
2879
Abertura :
F 8.0
Comentários :
0
ISO :
200
2ª Foto do dia em 26.07.2015 - Obrigado a todos que votaram!

A fita original foi criada em 1809, tendo desaparecido no início da década de 1950. Conhecida como medida do Bonfim, o seu nome devia-se ao fato de que media exatos 47 centímetros de comprimento, a medida do braço direito da estátua de Jesus Cristo, Senhor do Bonfim, postada no altar-mor da igreja mais famosa da Bahia. A imagem foi esculpida em Setúbal, em Portugal, no século XVIII. A "medida" era confeccionada em seda, com o desenho e o nome do santo bordados à mão e o acabamento feito em tinta dourada ou prateada. Era usada no pescoço como um colar, no qual se penduravam medalhas e santinhos, funcionando como uma moeda de troca: ao pagar uma promessa, o fiel carregava uma foto ou uma pequena escultura de cera representando a parte do corpo curada com o auxílio do santo (ex-voto). Como lembrança, adquiria uma dessas fitas, simbolizando a própria igreja.

Alguns atribuem a criação da fita a Manuel Antônio da Silva Serva um livreiro, editor e tipógrafo português. Fundou e dirigiu a primeira tipografia da Bahia. Foi o fundador do periódico Idade d'Ouro do Brazil, conhecida, mesmo, por Gazeta da Bahia. Nascido em Cerva - Portugal, mudou-se para o Brasil no final do século XVIII e radicou-se em Salvador, onde atuava como comerciante. Foi tesoureiro da irmandade da Devoção do Senhor Bom Jesus do Bomfim, quando provavelmente criou as "medidas" do Senhor do Bomfim, mais conhecidas como "fitinha do Bonfim", cujo uso foi introduzido em 1809.

Não se sabe quando a transição para a atual fita, de pulso, ocorreu, sendo fato que em meados da década de 1960 a nova fita já era comercializada nas ruas de Salvador, quando foi adotada pelos hippies baianos como parte de sua indumentária.

A fita do Senhor do Bonfim é enrolada no pulso e fixada com três nós. A cada nó precede um pedido, realizado mentalmente, e que deve ser mantido em segredo até a fita se romper por desgaste natural para que os pedidos sejam atendidos e realizados.

Font: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Não foi especificado equipamento nesta foto!
PermaLink :
http://www.1000imagens.com/foto.asp?id=0094248240669051
Partilhar
Facebook
Twitter
Pinterest
StumbleUpon
Digg
Delicious
Orkut

Partilhe esta imagem com o seu dispositivo móvel.
Topo da Página
Termos de Serviço | Política de Privacidade | Política de Cookies | F.A.Q. | Planos
© 2002 - 2021 1000imagens.com - Todos os Direitos Reservados