Foto Foto · 'BIRDS XIV – O voo de todos os perigos', de Vitor Nunes
Fotos
Descrição
Comentários
Favorita de...
Tema 1000imagens :
Inserida em :
29 Novembro 2002
Data :
 
Local :
Mar Egeu
Pós Processamento :
--
Velocidade :
--
Visitas :
5859
Abertura :
--
Comentários :
28
ISO :
--
HOMENAGEM A HITCHCOCK

A oportunidade tinha chegado. Finalmente os pássaros podiam desencadear a revolta sem levantar suspeitas. O factor surpresa estaria do seu lado. As informações eram seguras, um cineasta inglês estava a concentrar grandes quantidades de pássaros na Califórnia para filmar cenas de confrontação com humanos. Era o momento esperado, ninguém iria estranhar a concentração de espécies tão diversas num ambiente incomum. Em breve a espécie que tem desencadeado as maiores catástrofes no planeta e nem por si própria tem respeito, seria varrida da face da Terra e o equilíbrio ecológico seria de novo uma realidade.

Epílogo

A produção do filme andava eufórica com a facilidade de conseguir tantas e tão variadas espécies de pássaros, ali mesmo à mão de semear, “Bodega Bay” fervilhava de bandos de pássaros.
Só quando se começaram a filmar os confrontos Sir Alfred se apercebeu da verdadeira dimensão do que estava em jogo. O mestre do “suspense” tinha sido enredado nas suas próprias tramas e era o principal surpreendido, por ter a compreensão do dramatismo da situação. Depressa se recompôs e passou a tirar partido do realismo das cenas, jogou forte e ganhou, daquela vez os pássaros não levaram a melhor.
Quis, contudo, o mestre deixar o aviso para a humanidade e depois de se regressar à serenidade aparente fica a pergunta a pairar no ar:
“SERÁ QUE A HUMANIDADE VAI TER SEGUNDA OPORTUNIDADE?”

Dados sobre o portfólio

As fotografias foram captadas entre Julho e Novembro de 2002. A ideia de criar o portfolio apareceu com a oportunidade da foto dos pombos em Atenas em 31 de Agosto, conforme disse inicialmente, já havia fotos na altura que foram posteriormente incluídas e outras foram obtidas já com a intenção de as aproveitar para o trabalho antes e durante o período de publicação.

O enquadramento narrativo das imagens foi, por força do método de obtenção das fotos, sendo escrito e adaptado para as imagens que iam estando disponíveis. É, desta forma, um trabalho que apresenta alguma improvisação e, naturalmente, algum desequilibro nas fotos incluídas.
Tenho consciência que trabalhos deste tipo para ganharem outra importância têm de seguir um método de ponderação diferente, contudo quis contribuir com esta iniciativa para a defesa e apoio de trabalhos desta natureza que outros membros tenham ou venham a desenvolver por considerar que é um campo importante e com o qual me identifico.
Por fim agradeço a todos os que me apoiaram com comentários e com visitas a esta apresentação.
Terminada a mostra muito grato ficaria, também, a quem tivesse a amabilidade de me transmitir a apreciação geral com os aspectos positivos e negativos que tal trabalho apresenta, quer usando o comentário na minha Galeria quer directamente se o preferir. Igualmente estou à disposição para qualquer esclarecimento adicional.
Abraços e muito obrigado.

Não foi especificado equipamento nesta foto!
PermaLink :
http://www.1000imagens.com/foto.asp?id=01626903029451
Partilhar
Facebook
Twitter
Pinterest
StumbleUpon
Digg
Delicious
Orkut

Partilhe esta imagem com o seu dispositivo móvel.
Topo da Página
Termos de Serviço | Política de Privacidade | Política de Cookies | F.A.Q. | Planos
© 2002 - 2020 1000imagens.com - Todos os Direitos Reservados