Foto Foto · 'Temática - Religiões & Fanatismos', de Vitor Nunes
Fotos
Descrição
Comentários
Favorita de...
Desafio Temático :
Inserida em :
7 Maio 2010
Galeria :
Data :
7 Maio 2010
Local :
Burgos - Espanha
Pós Processamento :
--
Velocidade :
--
Visitas :
4908
Abertura :
--
Comentários :
11
ISO :
--
Como é óbvio, embora se possam cruzar, as religiões e os fanatismos não se esgotam nessa possível convergência, ou seja pode-se ser religioso sem ser fanático e pode-se ser fanático sem ser religioso. O fanatismo quando exercido em grupo está ligado ao espírito de seita, onde se cultiva o mito da verdade absoluta da qual esse grupo é detentor. Se exercido duma forma individual configura uma paixão doentia por um sujeito, objecto ou ideia.
Afastando a representação restrita do tema pela associação de actos fanáticos cometidos no âmbito religioso, como as flagelações nas Filipinas (que nunca fotografei) ou a explosão de bomba humanas (que espero nunca estar em situação de fotografar), optei pela representação que pode simbolizar, do meu ponto de vista, o único fanatismo aceitável: a defesa da tolerância ligada à condição humana, tolerância para tudo excepto para a intolerância, ou seja cada qual tem direito às suas opções desde que não as queira impor aos outros.
A foto representa a escultura da reconstituição do Homo Antecessor levando pela mão uma criança Homo Sapiens. O Homo Antecessor, descoberto na Serra de Atapuerca e que veio demonstrar a existência de hominídeos na Europa entre 800.000 e 1.200.00 anos (quando até há pouco se pensava que não ultrapassava os 500.000 anos) pondo em relevo a pesquisa sobre as nossas origens como espécie e a tolerância envolvida em tal atitude que aceita com humildade as descobertas cientificas que relativizam o lugar que os fanatismos humanos se julgam com direito a ocupar.
Uma última nota, ontem (20100506) foi revelada nos meios científicos a descoberta que a nosso espécie afinal teve cruzamentos com o Homem de Neandertal, que se extinguiu há cerca de 30.000 anos, e que os nossos genes contêm 3 a 4% dos genes dos Neandertal, aqueles que eram levianamente considerados inferiores e um pouco brutos o que estaria na origem da sua extinção por não serem hábeis para lançarem lanças ou usar arcos e flechas, tendo de combater corpo a corpo com as suas presas.
Como se sabe que os últimos territórios que ocuparam foram na Península Ibérica na sua faixa atlântica e aí se terão extinguido, deixai-me ser irónico mas estou cada vez mais convencido que se virá a descobrir que afinal alguns se salvaram da extinção e ainda deambulam pelos seus antigos territórios de caça!
Não foi especificado equipamento nesta foto!
PermaLink :
http://www.1000imagens.com/foto.asp?id=52509603029451
Partilhar
Facebook
Twitter
Pinterest
StumbleUpon
Digg
Delicious
Orkut

Partilhe esta imagem com o seu dispositivo móvel.
Topo da Página
Termos de Serviço | Política de Privacidade | Política de Cookies | F.A.Q. | Planos
© 2002 - 2020 1000imagens.com - Todos os Direitos Reservados