Foto Foto · 'CHIAPAS - 5', de Vitor Nunes
Fotos
Descrição
Comentários
Favorita de...
Tema 1000imagens :
Inserida em :
23 Julho 2007
Data :
Junho 2006
Local :
Chiapas - México
Pós Processamento :
--
Velocidade :
--
Visitas :
4863
Abertura :
--
Comentários :
10
ISO :
--
A LUTA ZAPATISTA

Introdução

Série de fotos de reportagem sobre o Estado de Chiapas no México.
Atravessei a região, em autocarro, durante um dia. As fotos são as possíveis nestas circunstâncias, feitas através do vidro, em andamento, com zoom e polarizador circular.
A qualidade é fraca mas não é a qualidade da foto que buscava neste trabalho e sim deixar um testemunho passados doze anos sobre uma guerra entre os índios oprimidos e um estado que lhes leva a riqueza e os esquece.

5 – Abarrotes

Abarrotes é o nome dado na Hispano-América às lojas de artigos alimentícios, embora vendam outras coisas de interesse geral como velas, lápis ou papel.
O banco à porta e a espera resignada é imagem que se repete aos olhos de quem atravessa o território Chiapas.
Dentro da loja a maioria dos artigos são apresentados em embalagens, essencialmente conservas, que traduzem a pressão para alterar os hábitos tradicionais das populações indígenas. Contudo, muitos resistem continuando a produzir produtos próprios da região, utilizando o trabalho comunal para o efeito. Todos trabalham nas terras de todos que emparcelam para tirarem melhor rendimento. Levam os produtos aos mercados tradicionais onde comerciam as colheitas e o gado.
No entanto, não se pense que este modo de vida comunal, arreigado às suas tradições ancestrais, é tolerado. São constantes os ataques com armas de fogo a estas comunidades por agitadores que aterrorizam as populações para as levarem a aderir ao plano das autoridades de individualizar a posse da terra de modo a tornar inviável a sua exploração e conseguir que seja vendidas às companhias agrícolas que investem na produção mono cultural intensiva. Tudo vale nesse propósito, a intriga, as perseguições, as prisões, os assassinatos, para desapossar os indígenas dos seus bens e os transformar em mão-de-obra barata e miserável ao serviço das explorações oligárquicas.
São perseguidos mas solidarizam-se entre si, porventura a espera que nos parece resignada é apenas uma espera com as entranhas em labaredas.

Não foi especificado equipamento nesta foto!
PermaLink :
http://www.1000imagens.com/foto.asp?id=15932403029451
Partilhar
Facebook
Twitter
Pinterest
StumbleUpon
Digg
Delicious
Orkut

Partilhe esta imagem com o seu dispositivo móvel.
Topo da Página
Termos de Serviço | Política de Privacidade | Política de Cookies | F.A.Q. | Planos
© 2002 - 2019 1000imagens.com - Todos os Direitos Reservados