Foto Foto · 'Pausa no choro', de Vitor Nunes
Fotos
Descrição
Comentários
Favorita de...
Tema 1000imagens :
Inserida em :
26 Janeiro 2005
Data :
Outubro 2004
Local :
Patapampa – Peru
Pós Processamento :
--
Velocidade :
--
Visitas :
6095
Abertura :
--
Comentários :
49
ISO :
--
Ainda tive a tentação de dar um grande plano da cara do miúdo, com estes olhos que pararam de chorar para espelharem a minha imagem, o fotógrafo que vem da abundância, passa pela miséria e regressa ao desafogo com o bornal cheio de exotismo.
Contudo, partira para aquela terra com a firme determinação de fazer um trabalho, se bem que modesto, pudesse não desmerecer da dignidade das pessoas que ia fotografar. Era minha intenção não ficar pelos clichés dos fatos coloridos e poder mostrar um pouco de um povo que arrasta as memórias de uma das importantes civilizações desenvolvidas pela humanidade.
Portanto, fica a foto com a roupa gasta, as mãos sujas, o cabelo desalinhado, em conjunto com a expressão de pausa no choro para olhar uns segundos para a objectiva em que tudo se invertia, ele deixava de ser o mais fraco e vulnerável para ser o centro da atenção de um mundo que não compreendia mas momentaneamente subjugado à sua vontade de deixar tirar um retrato.
Depois nem se importou com a imagem que lhe era mostrada no visor, tinha de voltar ao choro para conseguir coisas mais comezinhas mas profundamente importantes, quer fosse um pouco de pão ou poder dormir ou ir para casa, vontade que não podia ser satisfeita pelo grupo de mulheres que o acompanhavam.
Mais desatendido ficou porque aquelas mulheres primeiro quiseram ver como tinha saído na foto, depois a mãe pegou-lhe ao colo dando algum carinho em troca do que quer que fosse que lhe faltava.
Chamavam-me da camioneta onde fazia a viagem, muitas dezenas de Km de terra batida, aquela tinha sido mais uma paragem no meio de lugar nenhum, na maior altitude onde até hoje estive 4915 metros (na Europa o ponto mais alto nos Alpes não chega aos 4900), um marco para os turistas visitantes, um quotidiano de vigem para aquelas vendedoras de panos coloridos e onde paira um choro de criança que nem por estar bem perto do céu deixa de ser ignorado, até pelos anjos.
Não foi especificado equipamento nesta foto!
PermaLink :
http://www.1000imagens.com/foto.asp?id=06732003029451
Partilhar
Facebook
Twitter
Pinterest
StumbleUpon
Digg
Delicious
Orkut

Partilhe esta imagem com o seu dispositivo móvel.
Topo da Página
Termos de Serviço | Política de Privacidade | Política de Cookies | F.A.Q. | Planos
© 2002 - 2019 1000imagens.com - Todos os Direitos Reservados