Foto Foto · 'Pacífico... este rio...', de António Pinto
Fotos
Descrição
Comentários
Concurso
Favorita de...
Tema 1000imagens :
Inserida em :
6 Agosto 2004
Data :
 
Local :
Rio Sabor - Lagoa - Macedo de Cavaleiros
Pós Processamento :
Digitalização - tratamento básico
Velocidade :
--
Visitas :
9080
Abertura :
--
Comentários :
53
ISO :
--
p.f. ver com fundo preto... e F11

Descrição técnica ( após concurso): Nikon F90x, AF-Nikkor Micro 105mm/2.8 D, Filme utilizado AGFA RSX50 (ISO 50/18º), Polarizador Circular Nikon, Filtro ND HOYA (3.0) 1000x. Tempo de exposição aprox. 2 minutos a F/22.
Utilização indispensável o tripé. Neste caso o "famoso" BENBO ( versão robusta de 1989)... para quem não conhece a publicidade do BENBO foi durante muitos anos: "BENBO, tem mais posições que o Kamasutra.."
A fotometria efectuada com polarizador, foi calculada antes da colocação do filtro ND. Os valores encontrados na leitura da Camera foram comparados com os valores do Fotometro independente. Não existiu razão para compensações. Para um diafragrama de cerca de 22 (note-se que em fotografia proximal, o valor do diafragma é sempre mais elevado - neste caso quase de 1/3, notório em objectivas de controle manual do diafragma por anel), o tempo de exposição foi acrescido de 9 F-stops ( o equivalente em diafragmas do ND 1000x), o que daria 1 minuto de exposição. Levou cerca do dobro do tempo para compensar a falta da lei de reciprocidade do filme em questão.
A termocolorimetria dava um valor um pouco azulado, aconselhando o uso de filtro da serie 81 ( 81C), mas conhecendo o desvio de côr da pelicula em longas exposições, resolvi não compensar. A prova está em que mesmo assim, sem qualquer correcção cromática nota-se ainda um desvio para tons quentes ("warm tone").

Opções de Composição:
A "meia" Pedra do lado esquerdo é tão sómente a ponta de uma enorme Pedra, que ao incluir na imagem iria arruinar a pequena cascata e os "suaves desniveis" que criaram este "manto de seda"...
Olhando com atenção o lado direito da imagem, facilmente se podem observar, que muitas mais pedras existem.. e que iriam tornar ainda mais confusa a composição...
Isto é um pequeno trecho do Rio Sabor, perto da Ponte Remondes, "fronteira entre Mogadouro e Macedo de Cavaleiros.

Acreditem que mais pedra, ou mais espaço... e nunca a composição seria tão equilibrada...

Obrigado pelos comentários e votação que permitiram ser a Foto do Dia ( 09-Ago-2004)

esta foto está tb em : http://www.fotopt.net/comentarios.asp?foto=139622&primeira=140481&tema=-1&tipo=autor&id=4594&num=3

(para que não reste dúvidas, as pilhas utilizadas quer na F90x , quer nos fotometros e flasmeter, eram MAXELL, pois na ocasião era a unica marca de pilhas que eu usava...)

Konica Minolta Color Meter IIIF
Konica Minolta Flash Meter IV F
Nikkor AF Micro 105 2.8D
Nikon F90x
Nikon LS 4000 ED
PermaLink :
http://www.1000imagens.com/foto.asp?id=01009834501551
Partilhar
Facebook
Twitter
Pinterest
StumbleUpon
Digg
Delicious
Orkut

Partilhe esta imagem com o seu dispositivo móvel.
Topo da Página
Termos de Serviço | Política de Privacidade | Política de Cookies | F.A.Q. | Planos
© 2002 - 2018 1000imagens.com - Todos os Direitos Reservados