Foto Foto · 'Procissão I- A roda da “Carroza”', de Vitor Nunes
Fotos
Descrição
Comentários
Favorita de...
Tema 1000imagens :
Inserida em :
25 Junho 2003
Data :
22 Junho 2003
Local :
Burgos - Espanha
Pós Processamento :
--
Velocidade :
--
Visitas :
5614
Abertura :
--
Comentários :
24
ISO :
--
Ainda que continue ausente já disponho de uma ligação temporária à Net que me permite voltar ao vosso convívio com alguma assiduidade, aproveito para vos mostrar um conjunto de imagens relacionadas com uma reportagem sobre a Procissão do Corpo de Deus realizada em Burgos em 22 de Junho de 2003.

Procissão de Corpus Christi

A necessidade de recorrer a símbolos é intrínseca à humanidade, a preservação da simbologia criada por um grupo, da mais pequena povoação ao mais vasto império ou da pequena seita à grande religião ecuménica, é absolutamente essencial para a sua coesão e reconhecimento de identidade. Nisso consiste a tradição, evocação dos símbolos através de usos e costumes, com o fim de manter fieis as gerações adultas e fazer passar os valores às futuras.
Uma procissão numa comunidade Católica é o exemplo vivo da importância da simbologia para a humanidade. Tem um alcance muito para além da estrita questão de fé, que embora presente não esgota a representação social convergente naquele acto. É um verdadeiro cadinho onde se misturam complexos componentes sociais e onde cada grupo, religioso, político, cultural, de intervenção social, etc., procura tirar vantagens da sua convergência no acto colectivo. Vantagens junto de quem? Sempre do povo anónimo, que desfila, que assiste, que está ausente e concorda e mesmo junto daqueles que querem opor-se, com maior ou menor veemência, à marcha, à força e ao peso da tradição.

As imagens desta série procuram ilustrar a interacção entre as pessoas e os símbolos e o recurso à sua distanciação do quotidiano para ganharem verosimilhança pelo inusitado da aparência.

Corpus Christi I

A “Custódia” é transportada num carro de prata trabalhada que causa admiração pela sua beleza e riqueza. Impõe-se naturalmente como o centro da procissão e não deixa dúvidas sobre a importância do poder que lhe está associado.
Pelo cuidado posto na roda, que nem seria essencial que se visse, pode-se aquilatar da importância deste símbolo.

Não foi especificado equipamento nesta foto!
PermaLink :
http://www.1000imagens.com/foto.asp?id=05329503029451
Partilhar
Facebook
Twitter
Pinterest
StumbleUpon
Digg
Delicious
Orkut

Partilhe esta imagem com o seu dispositivo móvel.
Topo da Página
Termos de Serviço | Política de Privacidade | Política de Cookies | F.A.Q. | Planos
© 2002 - 2019 1000imagens.com - Todos os Direitos Reservados